segunda-feira, 25 de maio de 2009

Curiosidades de alguns dos cientistas

Elizabeth Fleischman Ascheim casou-se com seu médico, Dr. Woolf logo que sua mãe faleceu. Por causa de sua posição médica, Woolf era bastante interessado na nova descoberta de Wilhelm Conrad Röntgen: os raios X. Elizabeth ficou igualmente interessada e deixou seu emprego como contadora para estudar a ciência elétrica. Em um momento ela comprou uma máquina de raios X e criou o primeiro laboratório de raios X em São Francisco, EUA. O casal passou alguns anos fazendo experimentos com a máquina, usando a si mesmos como cobaias. Infelizmente eles não perceberam as conseqüências da sua falta de proteção e Elizabeth morreu de uma forma violenta de câncer que havia se havia se espalhado por seu corpo.
Jean-Francois foi professor de física e química. Em 1783 ele testemunhou o vôo do primeiro balão do mundo o que criou nele paixão por voar. Depois de colaborar no vôo de uma galinha, de um pato e de uma ovelha, ele fez o primeiro vôo tripulado livre em um balão. Ele viajou a uma altitude de mais de 900m usando um balão de ar quente. Em seguida ele planejou cruzar o Canal Inglês ao ir da França para a Inglaterra. Ao atingir a metade da altura máxima de seu primeiro vôo, o seu balão, que usava uma combinação de ar quente e gás, desinflou, causando sua queda e morte. Sua noiva morreu oito dias depois, possivelmente por suicídio.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ondas sonoras

O nosso teste de Físico-Quimica ja passou... Se ainda não fizes-te o teu, deixa-mos aqui um breve resumo da matéria.

...

No mundo existem muitas bandas. Uma banda é um grupo de instrumentistas que tocam música em conjunto. A banda dispõe de instrumentos musicais que são fontes sonoras capazes de produzir os sons.
Ha três grandes famílias de instrumentos músicais. São eles:
- Percussão;
- Sopro;
- Cordas.

A vibração da fonte sonora provoca uma onda. Há um movimento ondulatório que se propaga no ar em todas as direcções, partindo da mesma.
O som transmite-se por meio onde ondas invisíveis: as ondas sonoras ou acústicas. São também chamadas ondas de pressão porque transferem energia por variações de pressão.




As ondas sonoras propagam-se no ar através de movimentos que se deslocam de trás para a frente da fonte sonora. Esta "empurra" os corpúsculos constituintes do ar. Sucessivamente origina compressões e rarefacções no ar à medida que se vai deslocando. Deste modo, espalha-se pelo ar num movimento ondulatório.

As ondas sonoras podem visualizar-se através de um osciloscópio.
O sdiferentes tipos de sons tambem se identificam pelos seus atributos, que são:
- Altura do som
...è o atributo que premite distinguir um som grave (ou grosso) de um agudo (ou fino).
- A intensidade do som
...è o atributo que premite distinguir entre um som forte e um som fraco.

- O timbre e duração do som
...è o atributo que premite distinguir dois sons da mesma altura e com igual intensidade e duração, mas que são produzidos por instrumentos diferentes.



(clicar na imagem)

A parte mais alta da onda tem o nome de crista e o ponto mais baixo da onda tem o nome de ventre.